Alimentação e Actividade Física

.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

ATENÇÃO AOS CEREAIS QUE COMES AO PEQUENO-ALMOÇO

"Demasiado açúcar" nos cereais de pequeno-almoço, denuncia a Deco
A Associação Portuguesa dos Direitos do Consumidor (Deco) identificou "demasiado açúcar" nos cereais de pequeno-almoço e defende como alternativa pão, leite e fruta, considerando que são mais saudáveis e uma arma contra a obesidade infantil. Na edição de Outubro da revista "Proteste" lê-se que foi identificado "demasiado açúcar" nos 171 cereais de pequeno-almoço de 31 países, incluindo Portugal, que foram analisados.

A Deco recomenda aos pais que "leiam a informação nutricional e escolham produtos com menos açúcar, gordura e sal". "Os cereais açucarados não devem ser a regra ao pequeno-almoço, mas a excepção. O pão, em especial o integral, é uma fonte de cereais mais saudável", defende a associação dos direitos do consumidor.

A Deco anunciou também que aderiu a uma campanha internacional que tem como objectivo a restrição do marketing e da publicidade a produtos que engordam através da criação de um código internacional, a implementar pelos governos nacionais.

"Cabe aos fabricantes reduzir a quantidade de açúcar, gordura e sal dos seus produtos", defende a associação, que se congratula com a recente proposta da Comissão Europeia de distribuir fruta e legumes gratuitamente nas escolas. "É uma boa iniciativa", considera.

A Deco apela ainda aos professores para que promovam "a educação alimentar, sem esquecer a análise dos rótulos e uma atitude crítica face à publicidade".

A associação anunciou a criação de uma linha gratuita (800 781 782) que disponibiliza o esclarecimento de nutricionistas. A linha estará em funcionamento até 16 de Outubro, Dia Mundial da Alimentação. Dados recentes indicam que um terço das crianças portuguesas tem excesso de peso.

Fabricantes garantem que fornecem informação "correcta"

Os fabricantes de cereais de pequeno-almoço em Portugal responderam ao artigo na "Proteste" afirmando que fornecem nas suas embalagens "informação nutricional, correcta e completa", bem como "as doses diárias recomendadas".

Em comunicado, a Associação Portuguesa de Produtores de Flocos de Cereais (AFLOC) realçou que "os cereais de pequeno-almoço são uma importante fonte de hidratos de carbono, contêm fibras e fornecem 25 por cento da dose diária recomendada das principais vitaminas e minerais". "A dose diária de cereais de pequeno-almoço, recomendada pelos fabricantes e validada por médicos e nutricionistas, é de 30 gramas (seis colheres de sopa) por refeição e não as 100 gramas mencionadas no estudo da Consumers International", em que a Deco participou.

A associação acrescenta que "os cereais de pequeno-almoço, porque são consumidos com leite, ajudam a aumentar o consumo deste alimento tão importante na alimentação de crianças, nomeadamente pelo aporte de cálcio que proporciona".

"Os cereais de pequeno-almoço têm maior teor em fibra, vitaminas e minerais do que o pão de trigo branco, que normalmente não é consumido simples, mas sim com a adição de um ingrediente, que pode representar valores de açúcares, gorduras e sal mais elevados", lê-se no comunicado.

Os fabricantes de cereais de pequeno-almoço em Portugal garantem ainda que "fornecem em todas as embalagens informação nutricional, correcta e completa, e as doses diárias recomendadas". Essa informação dá, de acordo com a AFLOC, "especial atenção para os produtos dirigidos às crianças". "A informação visa ajudar os consumidores a fazerem escolhas alimentares saudáveis e verdadeiramente informadas, de acordo com o seu estilo de vida", lê-se no comunicado.

Sem comentários:

Enviar um comentário